[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Fri Jul 27 09:28:24 BRT 2012

Em 27/07/2012 09:18, Danton Nunes escreveu:

> aí é que está o problema, a resposta a isto é NÃO. qualquer sistema de
> email que inventemos tem que ter a seguinte propriedade: "deve ser
> possível receber mensagem de um desconhecido", caso contrário
> deveríamos cadastrar cada um de quem aceitássemos mensagens, e isso
> não é nada prático. com essa propriedade o spam é inevitável.

Quando me refiro a identificação, quero dizer que quem diz pertencer a
um dominio é de fato deste domínio. Ou seja, a mensagem não foi gerada
por um cara na China e diz pertencer a meu domínio por exemplo. Acho que
estamos falando de coisas diferentes. Quando você diz que devemos
aceitar a mensagem de um desconhecido, isso não impede que este
desconhecido seja obrigado a mostrar suas credenciais para provar que
ele é realmente quem diz ser, mesmo sendo desconhecido para você.

> identificação sempre depende de uma cadeia de confiança FORA do
> protocolo de aplicação, o problema de identificar remetentes é
> exatamente estabelecer essa cadeia e não tem nada a ver com SMTP.

> muitas mensagens de erro são geradas DEPOIS do SMTP, por exemplo,
> caixa postal cheia, recusa por algum critério de entrega (que é uma
> operação separada do recebimento). mensagens de erro por email sempre
> serão necessárias.

Nestes casos basta usar o mesmo princípio. A idéia é limitar o que se
pode dizer quando você quer passar uma mensagem de erro.