[MASOCH-L] reverso PTR

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jul 26 12:30:32 BRT 2012

veio só para mim, mas acho que foi engano e a intenção era responder para
a lista.

On Thu, 26 Jul 2012, Paulo Henrique BSD Brasil wrote:

> De fato Sr. Danton,
> Embora ptr de MX é de costume estar correto para se enviar mensagens a outras
> MTAs, não deixa de quase ser um BCP, os grandes MTA checam exatamente por ser
> um método que antigamente era muito eficiente para se verificar se o emissor
> de fato é quem diz ser.

não é PTR de MX, é ptr do originador, que pode ser MX ou não. MX é
destinatário, não necessariamente remetente.

SPF serve para isso.

ser grande não implica em estar certo.

reverso consistente não garante coisa alguma, além do fato de o reverso
estar bem configurado. Aliás, se eu fosse spammer, procuraria enviar de
IPs com reverso bem configurado!

> Agora podemos chegar no consenso de que mesmo não estando documentado a
> prática é valida não só por questão de custo como de qualidade.

a prática não é válida. e porisso mesmo produz muito falso positivo.

> Imagina quanto processamento não é desperdiçado só checando mensagens para
> analise.

SPF também mata ainda na fase de envelope.

-- Danton.