[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jul 26 12:04:21 BRT 2012

On Thu, 26 Jul 2012, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Agente só recebe a mensagem porque o servidor de destino checa o SPF e
> bloqueia. E os casos que não há checagem de SPF?

azar deles. mas ainda assim a mensagem poderia parar em outras ratoeiras.

> A falha neste caso é do provedor de origem permitir enviar uma mensagem
> de um cliente dele com remetente de domínio de terceiro.

exatamente. eu pensei uma vez, mas nunca cheguei a por no papel muito
menos fazer testes, na idéia de um SPF reverso. No SPF clássico é o dono
do domínio que diz quais endereços IP podem mandar email em nome do
domínio. por exemplo, o meu é assim:

v=spf1 a mx ip4:187.17.47.136 ip4:187.17.37.5 ip4:187.17.38.0/26
ip6:2001:12c4:f0da:5e::/64 -all

(é, o endereço IPv6 é essa gracinha mesmo). No SPF reverso seria o
contrário, o dono do IP diz se esse IP está autorizado a enviar em nome de
um dado domínio. Para isso usaria uma cláusula TXT semelhante ao SPF, mas
no domínio de tradução reversa (xxx.in-addr.arpa ou xxx.ip6.arpa). Por
exemplo, para eu dizer que 187.17.38.5 tem direito de enviar email em nome
de inexo.com.br, colocaria um registro TXT assim associado ao nome
5.38.17.187.in-addr.arpa:

v=rspf1 +inexo.com.br -all

poderia ser uma expressão regular ou com coringas, por exemplo:

v=rspf1 +*.inexo.com.br -all

um provedor de acesso para pessoa física poderia por um registro assim
para todos os endereços IP da rede de usuários "dialup":

v=rspf1 -all

indicando que NENHUM deles estaria apto a enviar email diretamente. muito
melhor que lista negra!

a validação de um remetente agora seria feita com duas fontes de dados que
podem ser independentes ou não: o dono do domínio e o dono dos endereços
IP. A política resultante poderia ser: testamos o SPF e o RSPF, só passa
se passar nos dois! mas é claro que ainda sobraria muita margem para
falsificação.

ATENÇÃO SENHORES PROFESSORES: desenvolver e testar um protocolo destes
daria um lindo trabalho de graduação, se futucar mais, até dissertação de
mestrado! Aproveitem! Usem o trabalho de seus escra^H^H^Htagiários!

(pelo caminho que estamos tomando seria melhor passarmos esta conversa
para a lista do GTER, que acham?)

> Concordo totalmente contigo. O DKIM certamente seria a melhor opção que
> conheço. Não precisaria nem checar o SPF.

sim, porque o tipo de associação que o DKIM faz é mais "íntima" que a do
SPF e leva em conta o conteúdo da mensagem. e uma coisa que detesto no SPF
é o fato de usar um dado de rede (endereço IP) na camada de aplicação,
quebrando a desejável ortogonalidade entre camadas. também causa uma baita
dor de cabeça com os .forward da vida, necessitando de gambiarras tipo
reescrita de envelope.

O lado ruim do DKIM é que não pode ser usado ainda na fase de envelope do
SMTP pois depende da ingestão de todo o conteúdo da mensagem para ser
processado.

-- Danton.