[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Jul 26 11:39:15 BRT 2012

Em 26/07/2012 11:28, Danton Nunes escreveu:

> mas nós rejeitamos as mensagens! e ficamos sabendo disso porque o
> bounce voltou para nós mesmos, supostos remetentes. a coisa morreu no
> envelope mesmo, o conteúdo da mensagem nem chegou a ser transmitido. e
> quem fez isso tudo foi o SPF, um protocolinho bem vagabundo.

Agente só recebe a mensagem porque o servidor de destino checa o SPF e
bloqueia. E os casos que não há checagem de SPF?
A falha neste caso é do provedor de origem permitir enviar uma mensagem
de um cliente dele com remetente de domínio de terceiro.

> identificação se baseia em cadeias de confiança. que modelo de cadeia
> de confiança você imagina para autenticar remetentes? um que já existe
> é o do DKIM. funciona bem. nesse caso acho melhor vender a idéia de
> usar o DKIM do que inventar um protocolo novo.

Concordo totalmente contigo. O DKIM certamente seria a melhor opção que
conheço. Não precisaria nem checar o SPF.
> mas o que impede de um spammer registrar um domínio bonitinho, com as
> chaves públicas do DKIM, tudo bonitinho? nada! ok, esse domínio em
> questão de semanas ficará maldito, então conforme o índice de rejeição
> dele for aumentando o spammer simplesmente cria outro domínio e a
> festa continua.
> e isso será assim QUALQUER que seja o processo de autenticação do
> remetente. no caso do SPF há diversos domínios de spammers que tem a
> regra +all, isto é, considera válido email de qualquer endereço IP da
> rede.

Também concordo. Mas como o remente foi identificado, é muito mais fácil
tomar providencias do que tentar lidar com um spammer anônimo.