[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Jul 26 10:34:21 BRT 2012

Danton, a idéia seria mais impedir abusos por exploração das brechas,
que ao meu ver é caso de bloqueio imediato e inegociável.
No caso de spam conceitual, deixemos isso para sistemas de inteligência
artificial tentar minimizar, pois qualquer um terá alguma probabilidade
de errar e isso são outros quinhentos.
Mas nos casos das fraudes que estamos discutindo recentemente é
altamente possível eliminar por completo na recepção, inclusive não
deixando passar mensagens para serem analisadas pelo sistema que irá
julgar se a mensagem é spam conceitual, fazendo com que estes sistemas
julgadores possam ser alterados para serem especializados e não tomem
tanto tempo de processamento da maquina.
Para isso basta criar um protocolo que quem usa deve obrigatoriamente
utilizar tecnologias de identificação que já existem e práticas de
configuração como por exemplo reverso, etc, que não existe uma regra
fixa e somos obrigados a aceitar alguma mensagem mesmo que o servidor de
origem não as usem.
Hoje se você decide por conta própria bloquear por algum critério seu,
sempre vai ter um caso que é legítimo e isso pode fazer com que você
sofra reclamações de seus clientes porque ele não está recebendo alguma
mensagem de alguém importante porque o provedor dele não obedece o seu
critério.
Se criasse algo novo, na qual esses critérios fossem obrigatórios,
poderiamos bloquear sem medo, pois a origem não está seguindo as regras
acordadas.

Atenciosamente,

*Leandro Carlos Rodrigues
TI - All Chemistry do Brasil Ltda.