[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jul 26 10:02:00 BRT 2012

On Thu, 26 Jul 2012, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Pessoal,
>
> Será que já não é hora de discutirem um substituto ao protocolo STMP que seja
> projetado para não ter tantas brechas como o STMP?

invente um e submeta ao IETF como RFC. todo mundo pode fazer isso.

o problema do spam no email é conceitual, a gente sempre tem que ter a
possibilidade de receber mensagem de um completo desconhecido, logo
qualquer sistema de mensagens que tenha essa propriedade altamente
desejada também será vulnerável ao spam e um que não a tenha será inútil.

> Se analisarem bem, verão que todos esses problemas que enfrentamos é por
> conta da flexibilidade dele. Se criarem um substituto na qual quem adere seja
> obrigado a seguir todas as regras de segurança e identificação poderia ser
> substituido gradualmente em alguns anos. Seria algo equivalente ao que estão
> fazendo com a porta 25 para usuarios comuns.

protocolo nenhum previne fraudes e tecnologia não resolve problemas de
natureza humana, política, comercial, criminal, etc.

por que a locaweb é o ninho de spammers que é? simples, para reduzir
custos a gente pode contratar os serviços deles preenchendo um mero
formulário na Web cuja autenticidade ninguém vai conferir porque isso
custa dinheiro, pagar e sair usando, até que seja denunciado. aí a conta é
bloqueada e o ciclo simplesmente recomeça.

os eventos de spam envolvendo a locaweb recentemente trazidos à lista
envolvem falsificação do endereço do remetente no envelope das mensagens
não solicitadas, na esperança de quem um email de "mim" para "mim mesmo"
passe batido pelas patrulhas anti-spam que colocamos. aí entra em cena o
SPF, pois esse artifício falha em domínios que o tem registrado com um
-all como regra geral. a mensagem de erro (bounce) resultante é
encaminhada para o remetente declarado no envelope (é só para isso que ele
serve!) ou seja, para a própria vítima do spam.

eu entendo que esse tipo de falsificação do endereço de remetente de uma
mensagem constitui crime de falsidade ideológica, art. 299 do código
penal, entendo-se que o email é um documento.

a locaweb tem um contato para reclamações desses abusos, mas nunca recebi
qualquer feed-back deles. além disso o endereço do contato para abusos não
segue a RFC-2142, o que mostra o quanto eles são respeitadores de normas e
boas práticas da Internet (a propósito o endereço é
regcom at hospedagemdesites.ws, que eu desconfio seja um alias de /dev/null)

-- Danton.