[MASOCH-L] Ajuda com VMWare ESXi 4.1 (VSphere)

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Thu Jul 19 12:10:51 BRT 2012

Pessoal

Uso um cluster VSphere com dois servidores ESXi 4.1
Durante a madrugada, meu host  VmVCenter congelou . Imagino que travou
durante durante o backup feito de madrugada pelo Data Recovery, pois o
volume (datastore) onde estava armazenado o meu VmVCenter estourou o
espaço em disco (talvez travou justamente durante o processo de snapshot)

Bom, a primeira coisa que fiz, foi tentar fazer um restart da VM  sem
sucesso:

 # vim-cmd vmsvc/getallvms
Vmid      Name
File                             Guest OS         Version
Annotation
656    VM_VCSRV     [VM_DS_FATA] VM_VCSRV_CLONE/VM_VCSRV_CLONE.vmx
winLonghorn64Guest    vmx-07

#  vim-cmd vmsvc/power.off 656
Powering off VM:
Power off failed

 #  vim-cmd vmsvc/power.shutdown 656
(vim.fault.QuestionPending) {
   dynamicType = <unset>,
   faultCause = (vmodl.MethodFault) null,
   text = "There is no more space for virtual disk
VM_VCSRV_CLONE-000001.vmdk. You might be able to continue this session
by freeing disk space on the relevant volume, and clicking Retry. Click
Cancel to terminate this session.",
   msg = "The operation cannot be allowed at the current time because
the virtual machine has a question pending:
[...]

Quando fui verificar, o datastore DS_FATA estava com 100% em uso. Por
isso não consegui  fazer shutdown dessa vm e também de outras (sempre
acusando falta de espaço) A única que consegui fazer o shutdown foi uma
vm-linux de teste, que liberou algum espaço quando foi feito o shutdown
(liberou o espaço de swap etc) Assim, consegui mover ela para um outro
DS e liberar algum espaço. Nesse momento, estou com cerca de 16.3G
livres no meu DS e ainda assim não consigo fazer o restart das outras
máquinas virtuais e muito menos do VCenter. Apesar disso, a única que
está inacessivel é a VM do Vcenter, as demais eu não consigo fazer
shutdown, mas estão funcionando normalmente.

VM_DS_FATA -> 4caa1f3e-9c639479-a37d-d8d385d90ac4
Filesystem                Size      Used Available Use% Mounted on
vmfs3                   199.0G    182.7G     16.3G  92%
/vmfs/volumes/4caa1f3e-9c639479-a37d-d8d385d90ac4

Procurei se haviam outros snaps para outras máquinas virtuais que
pudessem ser removidos, mas somente a do  VCenter acusou que havia algum
snapshot (justamente o que parece que ficou travado durante a
madrugada). Mas tentei remover esse snapshot e não consigo!!

# vim-cmd vmsvc/snapshot.get 656
Get Snapshot:
|-ROOT
--Snapshot Name        : _datarecovery_
--Snapshot Desciption  : Automatically created by VMware Data Recovery
on 7/19/2012 1:50:28 AM
--Snapshot Created On  : 7/19/2012 4:51:1
--Snapshot State       : powered off

# vim-cmd vmsvc/snapshot.remove 656
Remove Snapshot:
Remove snapshot failed
[...]

Creio que mesmo se eu mover o VCenter para outro DS, não devo conseguir
subir. Ainda assim, para move-lo eu precisaria fazer o shutdown do
mesmo, mas não consigo... Não tenho tanta experiência com recover de
shapshots ou vms e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar..

Alguma dica???

--

Rejaine da Silveira Monteiro
Suporte-TI