[MASOCH-L] Off-topic - Brinquedo novo - Dell MD3200

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Wed Jan 18 13:28:54 BRST 2012

Em 18-01-2012 09:41, Fernando Ulisses dos Santos escreveu:
> Esse Storage é o modelo de entrada, quando você colocar mais discos,
> terá que refazer o RAID ou criar outro grupo, o máximo que dá pra
> fazer é aproveitar o mesmo Spare para os dois grupos de disco, então
> não adianta fazer o RAID 6 agora pensando em adicionar discos depois
> para compensar a performance.
Ele permite adicionar discos a raid existente. Demoooora, mas deixa.

> Com isso em mente, se a aplicação é tão crítica, faz logo RAID 10 com
> 6 discos e deixa 1 de Spare.
Criticidade chega quase a ser subjetivo. Devido a orçamento e
necessidade de espaço vou de raid5 com 1 hot-spare mesmo. Meu chefe já
está comprando um maço de velas....

> O ESXi usa Direct Driver Model, usando versão 4.1 ou superior, o
> overhead em discos é quase desprezível.
>
> Para apresentar um volume direto do Storage para a máquina virtual,
> você terá que usar RDM, algumas soluções de backup são incompatíveis
> com RDM, valide isso antes dessa decisão.
Backup dá-se um jeito, uso o bacula, e o SO tendo acesso aos arquivos,
tenho também o backup. O problema é que vi que RDM limita alguns
recursos, incluindo vMotion, que pretendo usar para HA. Logo, VMFS será.

Ops, está na hora de atualizar firmwares. Acontece que a instalação pelo
autorun do CD instala o "Modular Disk Configuration Utility", que
aparentemente só pensa iSCSI. Na pasta D:\windows\mdsm tem o instalador
do "MD Storage Manager", que faz o que precisa.

> Se não me engano, depois de configurar IP, dá pra fazer tudo nesse
> Storage pela interface Web.
Não tem interface web.

De qualquer forma ainda tenho que esperar a visita pra instalação física
do storage pela Dell (que já fiz) e a instalação lógica idem.

--
*Marcio Merlone*
TI - Administrador de redes

*A1 Tecnologia Industrial - Unidade Corporativa*
Fone: 	+55 41 3616-3797
Cel: 	+55 41 9689-0036

http://www.a1.ind.br/ <http://www.a1.ind.br>