[MASOCH-L] Off-topic - Brinquedo novo - Dell MD3200

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Wed Jan 18 09:41:39 BRST 2012

Em 17-01-2012 13:42, Marcio Merlone escreveu:

> Estava considerando o RAID6 também, mas como nunca usei não sei se
> compensa ou justifica.
Os colegas da lista já colocaram as observações sobre RAID 6, mas,
pensando em 7 discos, 1 ficará para Hot Spare, se alocar 2 para o RAID
6, sobram 4 para produção, a performance vai cair bastante e o espaço em
disco também.

Esse Storage é o modelo de entrada, quando você colocar mais discos,
terá que refazer o RAID ou criar outro grupo, o máximo que dá pra fazer
é aproveitar o mesmo Spare para os dois grupos de disco, então não
adianta fazer o RAID 6 agora pensando em adicionar discos depois para
compensar a performance.

Com isso em mente, se a aplicação é tão crítica, faz logo RAID 10 com 6
discos e deixa 1 de Spare.

> Os servidores conectados ao storage *serão* apenas VMware, mas pensei
> em criar partições diferenciadas, deixando apenas as máquinas virtuais
> em VMFS para o caso de querer acessar os dados sem o VMware. Também
> imagino que seja uma camada a mais causando overhead no sistema. Cada
> macaco no seu galho....

O ESXi usa Direct Driver Model, usando versão 4.1 ou superior, o
overhead em discos é quase desprezível.

Para apresentar um volume direto do Storage para a máquina virtual, você
terá que usar RDM, algumas soluções de backup são incompatíveis com RDM,
valide isso antes dessa decisão.

> Até migrar todos os dados, virtualizar servidores restantes, etc, vou
> ter que ir remanejando, sem HA, com um VMware e um Ubuntu conectados
> nele. É neste Ubuntu que tenho, entre outras coisas, as máquinas
> virtuais exportadas por NFS aos VMwares e que vai ser depois também
> virtualizada.
Migração sempre é um desafio no planejamento :-)

Se você seguir minha sugestão de criar 2 ou 3 volumes, você pode deixar
1 deles para o Ubuntu durante a migração com ext4, no final converter
pra VMFS, ou apagar e deixar como espaço livre, usa os demais volumes
para o Vmware.

> [...]
> bolacha. Instalei o Modular Disk Configuration Utility que veio com o
> brinquedo em minha estação, ele conecta nas controladoras pela rede,
> mas reclama que não é iSCSI (é DAS SAS). Imagino que ele se comporte
> desta maneira por não encontrar as HBAs em minha estação (duh!), mas
> também não tenho Windows nem linux com GUI conectado diretamente nas
> HBAs... O que achei que deveria acontecer é que minha estação se
> tornasse apenas de gerenciamento, mas permitisse configurar as
> controladoras assim mesmo.
>
> Quando passar deste ponto eu penso em firmware.
Se não me engano, depois de configurar IP, dá pra fazer tudo nesse
Storage pela interface Web.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 19-3551-3898