[MASOCH-L] proteção de rede com fibra ótica + vlan

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Jan 10 13:35:41 -03 2012

> tenho 7 cabos de rede, posso por 7 conversores para fibra, com 7 fibras e
> na sala mais 7 conversores para retornar ao cabo, ou me sugeriram usar 2
> switchs com vlan e usar apenas um conversor (ou até mesmo um switch com
> porta ótica) e isolando as redes através de vlan, porém me fica a dúvida,
> ao ligar os cabos de volta nos servidores, eu precisarei configurar alguma
> coisa de vlan no servidor?

Melhor do que usar conversor, como já sugeriram, é colocar um switch
de 8 portas com 1 SFP. A Linksys tinha o SRW208G com essa
característica mas ele foi descontinuado.
Lembrando que se seus rádios são PoE não-IEEE (ex: Ubiquit, Mikrotik),
você também vai precisar subir ao menos um cabo PP com energia e
colocar as fontes também em caixa hermética...

Rubens