[MASOCH-L] [186-16C68AE5-0562] intel quad ethernet x Mikrotik

noc.rodrigo.araujo at itmnetworks.com.br noc.rodrigo.araujo at itmnetworks.com.br
Thu Feb 9 15:58:14 BRST 2012

roteamento intra-VLAN, entendi, mas por exemplo:

rede 1: 192.168.8.0/24
rede 2: 192.168.9.0/24
rede 3: 192.168.10.0/24

gateway/router1 192.168.8.1 rede 1 + 2 internets
gateway/router2 192.168.9.1 rede 2 + 2 internets
gateway/router3 192.168.10.1 rede 3 + 2 internets

hoje para rede1 falar com rede2 passa pelo router1 que tem uma rota para o router2 via rede interna, a limitacao de velocidade é 100mbps pq é a velocidade maxima da porta do router e gera também super uso desnecessário de processamento do router

tenho 2 switchs ligados com 4 cabos com agracacao de link somando 4Gbps, o outro switch trabalha independente
nao consegui ativar trunk no link agregado, é possivel ativar o trunk com link agregado ?

ja tenho as VLANs, mas nao criei a interface VLAN com ip

se eu criar a interface VLAN com ip para rotear intra-VLAN, entao em cada maquina o gateway da maquina precisa ser o IP da VLAN ou o do roteador ?

pq se for do roteador, do meu ponto de vista logico, ele vai continuando em utilizar o router para achar a rede2, pq vai interpretar como rede externa correto ?

mas se for o ip da interface VLAN, quem vai rotear é o switch e o que nao for dele ele manda para o gateway externo correto ?

agora, tenho 3 gateways, 3 vlans, o switch se nao me engano só da para colocar o ip de 1 gateway externo, é possivel determinar o gateway de cada interface VLAN ?

desculpe por tantas duvidas

[]'s Rodrigo Araujo