[MASOCH-L] Porta 587 (Dúvida técnica, não conceitual)

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Dec 26 10:31:48 BRST 2012

On Tue, 25 Dec 2012, Danilo Marques de Gouveia wrote:

> Pessoal,
> Estou com uma dúvida, se eu mudar a porta no Postfix de 25 para 587, eu
> entendo que o meu client vai conectar nessa porta, mas para a saida de
> e-mails, isso não muda? Preciso de mais alguma configuração do postfix ou
> só alterar no arquivo de conf de 25 para 587?

o postfix tem dois papéis: agente de transporte e agente de submissão. O
preimeiro escuta a porta 25 e não requer autenticação, o segundo escuta a
587 e exige autenticação.

o envio de mensagens para os clientes não é afetado porque não é feito via
SMTP e sim por POP ou IMAP.

TLS ou SSL não tem relação com autenticação, mas é sempre bom ter o canal
cifrado, para que as credenciais não passeiem pela rede em texto claro.

-- Danton