[MASOCH-L] Hospedar zona "."

Paulo Henrique paulohenriquef at gmail.com
Sat Dec 15 09:16:11 BRST 2012

Anísio, recentemente trabalhei em um projeto pessoal na tentativa de
reduzir o tempo de resposta (RTT) das consultas com destino aos servidores
recursivos de nossa rede. Em meus estudos e testes, deu pra perceber que o
fator que joga o RTT lá em cima são as consultas a servidores
internacionais, isso é meio lógico, se um pacote gasta mais de 100ms pra
chegar em Nova York, é claro que uma consulta de DNS certamente será maior
que isso.
Durante meus testes me deparei com o programa [1], no meu primeiro teste
ele disse que os servidores do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) eram 75% mais
rápidos do que os servidores que estavam dentro da minha rede. Isso me
deixou injuriado...então resolvi apontar um dos nossos servidores para o
Google (usando forwarders do bind). Com isso obtive o seguinte resultado:

Antes da mudança (sem forward para o Google)
Cerca de 80% das consultas gastavam entre 100-500ms
Cerca de 19,90% das consultas gastavam entre 10-100ms
O restante gastava menos de 10ms ou mais de 500ms

Depois da mudança (com forward para o Google)
Cerca de 65% das consultas gastam entre 10-100ms
Cerca de 34,90% das consultas gastam entre 100-500ms
O restante gastava menos de 10ms ou mais de 500ms

Estes dados foram colhidos diretamente no arquivo named.stats gerado
periodicamente nos servidores recursivos.

Quanto a sua pergunta, fico pensando se isso poderia trazer algum benefício
com relação ao RTT/Tempo de resposta e não acredito que tenha um impacto
grande, mas você pode colher alguns números e comparar pra confirmar...

Aproveitando o assunto, os colegas da lista têm dados semelhantes aos que
coletei para compararmos e avaliar melhor meus números? Sei que entre 100 e
500ms existem consultas com 101ms e também consultas com 499ms, mas foi
assim que o bind me forneceu as informações, então não tenho como brigar -
só alterando o código fonte mesmo...

1 - http://code.google.com/p/namebench/

Paulo Henrique Fonseca
paulohenriquef at gmail.com