[MASOCH-L] RES: RES: Dúvida referente a NTP

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Dec 14 12:10:33 BRST 2012

On 14-12-2012 11:43, Welkson Renny de Medeiros wrote:
>  Por coincidência, a grande maioria dos terminais de Ponto usam
>  máquinas HP, então não sei se isso tem algum tipo de ligação com o
>  problema.

Provavelmente tem sim.

>  O fato é que instalei outro SO do zero (Debian 6, 32 bits),
>  sincronizei os relógios (RTC e System Clock), deixei o pc ligado sem
>  NTP, e mesmo assim o System Clock atrasou. Resumo: o problema deve
>  mesmo ser máquina, e não NTP (como já ocorreu em várias, não
>  acredito ser bateria).

Se for um erro sistêmico (o RTC simplesmente anda mais devagar ou mais
rápido do que deveria), /etc/adjtime resolve isso.

Instale o pacote adjtimex (Debian/Ubuntu), e configure o O.S. para ele
utilizar o hwclock mesmo sem precisar (quando está em UTC, o próprio
kernel lê o RTC sozinho, e em tese não precisa do hwclock).  Os initscripts
do hwclock irão aplicar no boot uma correção no RTC baseado na informação
de taxa de erro em /etc/adjtime e no tempo entre o último shutdown e o
primeiro hwclock durante o boot.

As manpages explicam isso (se bem que não lembro quais, faz MUITO tempo
que mexi nisso), e você pode calcular o drift do RTC ajustando na marra o
dito cujo (via ntpdate + hwclock), shutdown, volta no outro dia, liga, lê a
hora do RTC, ajusta via ntpdate, e vê o erro que o RTC acumulou em função
do tempo decorrido comparado com a hora que o ntpdate ajustou.  Zere o
drift no /etc/adjtime antes de fazer isso, é claro, ou o hwclock pode te
confundir.

>  Testei com Chrony, também ocorreu o mesmo problema. Estou pensando
>  em implementar um shell script para rodar na crontab (5min) que faça
>  o seguinte: -> Tente atualizar a hora usando o NTP (ntpdate a.ntp.br
>  por exemplo). * Se conseguir (retorno 0?), atualize a hora do CMOS
>  apartir da hora do sistema (hwclock -w); * Se não conseguir,
>  atualize a hora do sistema apartir da hora da CMOS (hwclock -s); Meio
>  POG, mas não vejo outra solução rsrs =) Obrigado a todos. Welkson
>  Renny __ masoch-l list
>  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l

Se deixar o ntp rodando, ele costuma ajustar na marra o RTC a cada
aproximadamente 13 minutos (e estimar o erro do RTC), desde que
esteja sincronizado com um servidor de tempo...

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.