[MASOCH-L] RES: RES: Dúvida referente a NTP

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Dec 6 18:17:43 BRST 2012

Welkson Renny de Medeiros escreveu:
> Beleza Danton... a diferença é de 30 min...
>
> root at ubuntu:/home/cosinf# hwclock --show
> Qua 05 Dez 2012 09:09:54 BRT  -0.859728 segundos
>
> root at ubuntu:/home/cosinf# date
> Qua Dez  5 09:39:55 BRT 2012
> (dados que postei ontem).
>
> Durante minhas buscas no Google vi algumas pessoas sugerindo colocar o
> "hwclock --utc --systohc" no startup do sistema (rc.local, init.d, ou algo
> do tipo). Isso seria uma boa prática?

Depende.  Existe um arquivo, /etc/adjtime, que pode ser utilizado para
corrigir durante o boot, o erro sistêmico do RTC.  O ntpd, o hwclock,
e o adjtimex conhecem e implementam esse sistema de correção (não sei
se o chrony faz, mas não me surpreenderia).  Bem utilizado, resolve o
problema do RTC desajustado que sempre adianta ou sempre atrasa na
mesma proporção (ou seja, o erro é constante/quase constante).  Mal
utilizado, só piora as coisas.

Agora, não lembro mais se precisa ou não configurar alguma coisa para
o /etc/adjtime ser utilizado, a última vez que precisei olhar para isso
foi a mais de 5 anos atrás.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464