[MASOCH-L] Dúvida referente a NTP

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Tue Dec 4 12:32:27 BRST 2012

Olá.

O NTP gera uma espécie de relógio virtual no computador. Um sistema em
loop fechado, onde as consultas aos servidores externos funcionam como
parâmetro para correção. Na prática isso significa que ele aprende qual
é o erro intrínsico na frequência do relógio do computador, e que
consegue manter o sistema sincronizado por mais tempo (do que se não
estivesse executando) mesmo que perca o acesso à rede.

Então não acredito que ele seja o culpado, a menos que você tenha
encontrado algum bug novo.

Me chamou a atenção a linha "server 10.xxx.xxx.xxx". O terminal ainda
tinha acesso a esse servidor na sua rede? Ele está OK?

Sugestão: segundo sua configuração, você têm logs do NTP. Gere os
gráficos correspondentes a essas horas, talvez eles dêem uma pista sobre
o que aconteceu. Exemplo de utilização desses logs:
http://ntp.br/NTP/MenuNTPAvancado#Gerando_gr_ficos

[]s
Moreiras.