[MASOCH-L] Monitoramento Zabbix

Samuel Honorato samuel.linux at gmail.com
Fri Aug 10 18:02:59 BRT 2012

Mateus

Sobre suas perguntas:

1 - O SNMPtrap funciona quando o equipamento envia pra você o alerta, mas e
se por exemplo alguem desligar seu switch? Neste caso indico um
monitoramento do tipo "Simple Check" com ping. O server zabbix vai enviar
um ping para seus equipamentos de x em x segundos, em caso de falha ele
pode te enviar um alerta.

Informações adicionais:
http://www.zabbix.com/documentation/1.8/manual/config/items

2 - Você precisa configurar iso na trigger dos hosts. Existe um conceito de
"Triggers dependencies" que trata exatamente isso pois normalmente se tem a
seguinte estrutura:
Link -> Router -> Switch -> Hosts

E possivelmente você quer calcular o SLA dos hosts, switches e do router
sem ser influenciado pelo SLA do link.
Tem um artigo na documentação que trata exatamente isso

Informações Adicionais:
http://www.zabbix.com/documentation/1.8/manual/config/triggers

3 - Tanto no caso de itens cadastrados diretamente nos hosts quanto no caso
de itens cadastrados em templates, existe um parâmetro (update interval ou
Intervalo atualização (seg)) que diz a periodicidade de cada item.
Voce pode ter uma configuração diferente pra cada item, por exemplo, CPU =
1m, MEM = 10s, NET=10m, PING=1s.

Informações adicionais:
http://www.zabbix.com/documentation/1.8/manual/config/items

Att