[MASOCH-L] Monitoramento Zabbix

mateus schott mateusschott at gmail.com
Fri Aug 10 17:15:15 BRT 2012

Pessoal estou implementado um sistema de monitoramento através do zabbix,
esta ficando bom, usei o Template SNMP Device e configurei o snmp nos
switchs, acho todos, funcionando direitinho, mas tenho umas dúvidas, se
alguém da lista já implementou o zabbix e possa me tirar algumas dúvidas.

1ª - pelo que andei vendo o monitoramento não é vamos dizer “ao vivo”, por
exemplo, se cair um serviço meu zabbix não vai saber na hora, ele demora
algum tempo para perceber isso, como posso ajustar isso para a mensagem ser
instantânea, achei alguma coisa por snmptrap e usar KEY, mas não entendi se
tenho que criar uma KEY para cada host, não sei bem como isso funciona.

2ª - se um switch meu der algum problema, automaticamente os hosts que
estão sendo monitorados e estiverem atrás dele vão ficar fora também, isso
vai ocasionar um bombardeio de mensagens de notificação de todos os hosts,
consigo configurar as mensagens para quando um switch cair só vir mensagens
dele e o que tiver atrás dele não enviar mensagens?

3ª e última - queria fazer um esquema de coleta de dados diferente para
cada tipo de item, por exemplo, quero que o zabbix colete dados de uma
placa de rede de 1 em 1 minuto mas ja do processador de 5 em 5 minutos, é
possível esse tipo de configuração?

Desde já agradeço!