[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Fri Aug 3 12:50:27 BRT 2012

Em 03/08/2012 12:25, Danton Nunes escreveu:

> [...]
> seria bem legal se os ownerids fossem publicados via DNS. mas isso
> implica em raposa tomando conta do galinheiro, se o spammer possui um
> domínio, porque ele publicaria um dado que serve para bloqueá-lo?
>
> por outro lado esse dado não pode ser publicado como 'glue record'
> como se faz com o NS, porque o servidor do .br (ou .com.br) não é
> autoritativo sobre os domínios abaixo.
>
> resumindo, não acho lá muito fácil resolver o problema: dado o domínio
> obter o ownerid, sem uma versão de "baixo custo", preferencialmente
> por DNS, do whois. O outro problema, dado o ownerid ver se está na

Esse primeiro problema que você mencionou pode ser resolvido
simplesmente criando um servidor de bloqueio que, além de dizer se algum
ownerid está ou não bloqueado, pode também ter como tarefa converter um
IP, host ou domínio (desde que seja registrado no whois.nic.br) em
ownerid. Ou então ele simplesmente recebe o IP, host ou domínio e diz
logo de cara se ele está bloqueado olhando para uma tabela de conversão
interna dele. Eu acho a idéia boa, mas precisamos de recurso para criar
um serviço como este. Se algum provedor desta lista tiver interesse, eu
posso programar este serviço.