[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Aug 3 12:25:50 BRT 2012

On Fri, 3 Aug 2012, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Com este resultado parcial já dá para ter uma idéia o quando esses caras
> mudam de domínio para burlar os filtros que fazemos.
> A coluna contagem é o total de mensagens enviadas em toda a história desde
> que começamos a guardar este histórico.
> Alguém acha que seria uma boa idéia criarmos um tipo de DNSBL só que para
> ownerid?

eu gosto da idéia de queimar os CNPJs e CPFs desses pilantras, mas whois é
um protocolo muito "caro" para operar como uma lista negra, seria bem
legal se os ownerids fossem publicados via DNS. mas isso implica em raposa
tomando conta do galinheiro, se o spammer possui um domínio, porque ele
publicaria um dado que serve para bloqueá-lo?

por outro lado esse dado não pode ser publicado como 'glue record' como se
faz com o NS, porque o servidor do .br (ou .com.br) não é autoritativo
sobre os domínios abaixo.

resumindo, não acho lá muito fácil resolver o problema: dado o domínio
obter o ownerid, sem uma versão de "baixo custo", preferencialmente por
DNS, do whois. O outro problema, dado o ownerid ver se está na lista negra
é moleza.

-- Danton.