[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Aug 1 12:10:20 BRT 2012

On 01-08-2012 10:23, Leandro Carlos Rodrigues wrote:
> * Domínio inexistente: "superlitoral.com.br"

Você está verificando no whois sem antes verificar se o domínio existe
via DNS?

> * Sintaxe inválida.

Hmm?

> * O domínio sacdapromocao.com.br não pode ser registrado por estar
> aguardando o início do processo de liberação.

Esse deveria também retornar erro se você verificar a existência do
domínio no DNS antes de tentar consultar o WHOIS.

> A pergunta que eu gostaria de fazer aos senhores é a seguinte: será
> que podemos realizar bloqueios sem peso na consiência quando lidamos
>  com estes casos?

No caso de domínio inexistente ou em liberação, DEVE.

Só não recomendo colocar o IP que está tentando enviar email de domínio
inexistente em blacklist por um mês, porque tem MTA que não verifica
esses detalhes a cada tentativa de entrega, só na hora de enfileirar
pela primeira vez, então um MTA legítimo pode levar até ~5 dias para
parar de tentar enviar email referenciando um domínio que foi removido
do sistema DNS.   A menos que você mantenha registro disso.  Aí, se
fazem mais que 5 dias que o domínio não existe e você ainda está vendo
tentativas de entrega, pode por em blacklist o IP que está tentando
enviar por vários meses.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.