[MASOCH-L] Mais ilogismo no ping + tcpdump - incluindo arpwatch flip-flop

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Mon Apr 16 10:44:11 BRT 2012

Grandes colegas,

Ainda analisando o ilogismo do ping sobre o qual pedi ajuda há alguns
dias, fui tcpdumpar a interface de meu servidor pra testar o ping em um
momento em que não há problemas. Vejam que situação bizarra:

Servidor 1:
eth0: 192.168.255.1/24
eth1: 192.168.0.1/24
eth2: 192.168.0.2/24

Servidor 2:
eth0: 192.168.255.3/24
eth1: 192.168.0.3/24

Objetivo: da interface 192.168.0.3 pingar o 192.168.0.1, mas a interface
192.168.0.2 é quem responde o ping:

No servidor 2, de 192.168.0.3 eu pingo:
ping -I eth1 192.168.0.1

No servidor 1 eu dumpo:
tcpdump -ni eth1 icmp -> nhada!

Nada acontece aqui. Mas se eu dumpar a outra interface funciona:
tcpdump -ni eth2 icmp -> ping? pong!

Em resumo, quem responde o ping é a outra interface e não a que tem o IP
que estou pingando. Todas as sub-redes estão no mesmo switch virtual,
sem VLAN, e são máquinas virtuais VMware ESX 5.0 (for what is worth). Já
havia visto este comportamento em máquinas físicas também, então
descarto relação com a virtualização.

Pelo cheiro, as mensagens de flip-flop que o arpwatch reporta sobre este
servidor (entre alguns outros equipamentos) parece ter relação, mas como
posso determinar isto ao certo, as causas, as soluções? Além de resolver
o problema, gostaria de entender o que acontece.

A pergunta parece tão boba que me sinto na linux-br uma década atrás. :)

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

--
*Marcio Merlone*