[MASOCH-L] Fluxo da Rede

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Fri Apr 13 09:36:08 BRT 2012

Creio que a grande maioria aqui é perito em redes e gostaria de pedir a
preciosa ajuda de vocês. Estou tentando melhorar o desempenho da rede da
empresa aonde trabalho.
Realizei um estudo e ele me mostrou que há um gargalo em apenas uma
placa de rede do servidor do banco. Este servidor tem duas placas de
rede Gigabit e temos três switchs dispostos em arvore da seguinte forma:

  * Switch Raiz com 24 portas Gigabit: estão ligados todos os
    servidores, uma parte dos terminais e os demais switchs;
  * Switch Vendas com 20 portas 100Mb e 2 portas Gigabits: estão ligados
    todos os terminais de vendas;
  * Switch Laboratório 8 portas Gigabit: estão ligados todos os
    terminais do laboratório;

Minha propostas é ligar o servidor do banco em dois switchs ao mesmo
tempo cada um em uma placa de rede diferente. Como o maior trafego
acontece nos switchs raiz e vendas, pensei em ligar neles. Conforme já
disse o switch de vendas tem duas portas Gigabit, então pensei em ligar
uma destas portas no outro switch e a outra na segunda placa de rede do
servidor do banco.
Pois eu fiz exatamente isso e estou encontrando um problema. Eu
configurei todos os terminais do switch de vendas para se conectarem no
IP da segunda placa do servidor. Como o fluxo de saída padrão do
servidor do banco é na primeira placa de rede, o gargalo agora é somente
no fluxo de saída na primeira placa. O fluxo de entrada na segunda placa
está normal. Minha pergunta é, existe alguma forma de programar o
servidor de forma que ele entenda que se houver conexão pela segunda
placa, ele entenda que o fluxo padrão de saída seja por ela invés de ser
na primeira placa? Não sei se consegui ser claro o suficiente, me
desculpem se eu não tiver sido.

Atenciosamente,

*Leandro Carlos Rodrigues
TI - All Chemistry do Brasil Ltda.