[MASOCH-L] Falha ilógica de ping

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Tue Apr 10 07:48:13 BRT 2012

Em 09-04-2012 16:17, Fernando Ulisses dos Santos escreveu:
> Já vi bastante um conflito de IP parar só as máquinas mais próximas,
> principalmente depois de vários cascateamentos. Mas seria visível pela
> consulta de tabela arp.
Em meu caso entre estação e servidor há 3 switches.

> Looping na rede, mesmo com supressão pelo STP, pode afetar só os
> acessos de um switch.
Não uso STP, o desenho de minha rede é simples e burro, nem VLAN tem.
Além disto o problema afeta estações de diferentes switches.

> Já checou a possibilidade do servidor estar barrando esses pings? Pode
> ser feito via Firewall (iptables) ou via Kernel (não sei se o Ubuntu
> tem essa característica ligada por padrão). Rode um tcpdump do lado do
> servidor enquanto perde pacotes na estação.
O que poderia haver é o fail2ban, mas não é o caso, não o tenho neste
servidor. Ele não está exposto à internet. Conforme outros colegas já
sugeriram vou ter que desempoeirar o tcpdump da cachola.

Grato a todos pelos pitacos, assim que tiver mais informações trago aqui.

--
*Marcio Merlone*