[MASOCH-L] VPN com IPsec

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Fri Sep 30 16:03:23 BRT 2011

Em 30/09/11 13:36, Lista escreveu:
> Uma outra pergunta sobre esse tópico, com relação ao firewall vcs
> deixam as portas aberta da VPN, ou usa o modulo recent para isso do
> iptables para liberar a porta de forma automatica para aquele ip X?

     se fosse pra uma situação site-to-site e você soubesse os IPs fixos
dos seus parceiros, rolava fechar somente pros IPs deles. Cada camada a
mais de segurança, mais segurança na coisa como um todo.

     mas como a sua situação é de road-warriors, então não dá pra
restringir por IP. Acaba que deixar a porta abertona pra internet é a
sua única opção. Mas OK, a VPN deveria conseguir garantir a segurança da
coisa.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues