[MASOCH-L] VPN com IPsec

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Thu Sep 29 15:32:40 BRT 2011

     o problema aqui seriam o iPhone e o Android, para os quais você não
tem a opção de instalar nada. Ambos possuem suporte nativo à IPSec e
PPTP. Eu sempre corro do IPSec mais que o diabo foge da cruz. É chato, é
uma merda ... mas acaba funcionando sim. Acaba sendo impossível fugir do
IPSec quando, por exemplo, você quer conectar dispositivos de
fabricantes diferentes, que nem sempre você tem o controle na ponta 'de lá'.

     realmente sua opção aqui tá indo pro PPTP. Mas dê uma pesquisada ai
e reparo que a criptografia utilizada pelo PPTP já não é considerada
como tão segura assim, diferente de um IPSec/OpenVPN que você pode usar
um AES256 por exemplo. PPTP usa RC4 se não me engano. Além disso, o GRE,
protocolo de tunelamento usado pelo PPTP é bastante não-unfriendly, você
PODE ter problema caso esses seus clientes estejam atrás de um
firewall/roteador que não faça corretamente NAT de PPTP.

     Agora se a sua maioria será Windows, eu sugiro você pensar numa
solução mista ... OpenVPN pras máquinas normais, desktops ou notebooks,
já que existe OpenVPN pra todos os SOs (Windows, Linux e Mac OS). E pros
dispositivos móveis, você faz PPTP. Concentre a maioria dos seus
usuários na opção mais segura que você tiver.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br