[MASOCH-L] switch BBB com tradução de VLAN

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Nov 11 11:39:28 BRST 2011

On 11-11-2011 11:02, Lista wrote:
> Certo, então pelo que entendi. no caso se eu tiver uma vlan X e Y, em
> um switch e quero passar ela para outro switch, por ex sw1 e sw2 ou no
> mesmo sw, no sw2 ativo a tradução da vlan X e Y para uma vlan Z, e
> poderia ter um firewall ou outro equipamento dentro dessa vlan Z, que
> poderia fazer um roteamento tbem?
> ou ela server somente para transpassar a vlan de um lado para o outro?
> Desculpe a pergunta, mas é que eu desconhecia esse função.

Eis aqui a cara mais genérica da tradução de vlans, sendo executada
tanto na porta de entrada quanto na porta de saída de uma switch:

{PACOTE com tag VLAN X} -> [VLAN Y] -> {PACOTE com tag VLAN Z}

Onde {} é entrada ou saída via alguma porta da switch, e [] é comutação
dentro da switch.

Nesse exemplo, há tradução na entrada (X->Y), é comutado como se fosse
da vlan Y dentro da switch, e há tradução na saída (Y->Z).

O pacote entra via VLAN X em uma determinada porta, a tradução de VLAN
move ele para a VLAN Y dentro da switch, ele é comutado na VLAN Y
(inclusive podendo ser direcionado para outras portas que sejam membras
da VLAN Y, etc).  A switch decidiu encaminhar o pacote por uma porta
membra da VLAN Y, onde uma tradução de VLAN fez com que o pacote saia da
switch marcado como VLAN Z.

> PS:Se achar essa doc Henrique manda ae por favor.

Deve estar em ftp://ftp.registro.br:/pub/gter  em algum lugar, não vou
ter tempo de procurar isso agora.  Se você tiver algum tempo para
auto-estudo, dá uma garimpada lá que vai encontrar apresentações bem
interessantes.  Sugiro ir de trás para frente, ou seja, começar com as
GTER mais recentes.

O autor da mesma é o Eduardo Ascenço do NIC.br.  Achei via google uma
versão em Inglês, que ele apresentou no LACNIC13:

http://www.cu.ipv6tf.org/lacnic13/11-lacnic-xiii.napla.pttmetro.br-ixp.transport.models.2010051805.pdf

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.