[MASOCH-L] RBLS - sugestões

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Thu Nov 3 08:25:07 BRST 2011

UCEProtect é 171. Eles listam pessoas/empresas ao aleatório e cobram taxas pra remover da lista.

Sempre lembrando o seguinte: usar muitas RBL atrasa bastante a entrega das suas mensagens, aumenta o tempo dela na fila, e gera muito tráfego de saída na sua rede para fazer estas consultas (e às vezes vc vai gastar 10-20kb de dados para checar uma mensagem de 1-2kb). Algumas DNSBL não vão gostar de você dependendo do seu volume de consultas (ou vão te bloquear até que você use o serviço pago).

Ainda tem o fato da confiabilidade das mesmas. Algumas têm muitos falsos positivos (bl.spamcop.net é muita) pois não são tão moderadas assim ou são criadas apenas por reclamações de usuários finais. Logo, deveria ser utilizado um critério maior na utilização destas, por exemplo, utilizando para apenas aumentar o score de spam ao invés de bloquear logo de cara (blacklisting).

Em geral, na minha experiência, não se deve utilizar mais que 2 para BL e no máximo mais 3 para aumentar score.

[]s
Rafael Cresci