[MASOCH-L] Velocidade de Storage com Openfiler

Roterdan Macedo roterdan at linuxpi.net
Sat May 28 11:26:35 BRT 2011

Amigo Jean,

Essas máquinas da HP ou de qualquer outra marca sem a Bateria do Cache é uma
desgraça!
Mas para a performance ficar excelente/aceitável, basta colocar bateria,
conforme já foi informado pelos colegas.
Para configurações de raid0 a performance irá ficar ficar bem melhor de que
a configuração apenas com um único disco, ao custo do alto risco de perda de
dados, se um dos HD´s pifar, babau pro volume inteiro.
Recomendo utilizar raid10 ou raid5, dentre os dois o raid10 é a melhor opção
para performance, pois faz striping e não tem que se preocupar com a
paridade, tenho algumas dezenas dessas máquinas nessa configuração espalhada
em alguns clientes!
Após a instalação da BBWC você poderá, inclusive, expandir o array sem perda
de dados, coisa que nas PERC da Dell nunca consegui com arrays maiores que 4
discos, acredito que o vendedor vacilou em não incluir a BBWC na venda da
máquina...

PS: Qual a geração do seu servidor? G4,G5? pois faz algum tempo que não vejo
essa máquinas com a Controladora e200, geralmente é a p400 ou a p410(i).
Não conheco o Openfiler, mas é bom instala as ferramentas de gerencia da
HP:
http://h20000.www2.hp.com/bizsupport/TechSupport/DriverDownload.jsp?prodNameId=3288134&lang=en&cc=us&prodTypeId=15351&prodSeriesId=1121516&taskId=135
 .

Att,

Em 28 de maio de 2011 10:33, Jean Carlos Oliveira Guandalini <
jean.guandalini at corp.visaonet.com.br> escreveu:

> Nos nossos testes com SO local também foram mais baixas que outros
> servidores de mesmo processador/memória só que controladoras diferentes.
>
> _

Roterdan Macedo
LinuxPI - roterdan {at} IEEE {dot} org