[MASOCH-L] Gateway para VNC e RDP

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Tue May 3 19:22:00 BRT 2011

Olá pessoal,

Estou procurando um gateway  para VNC e RDP para melhorar o controle de
acesso e rastreamento das sessões  VNC e RDP (tanto remota quanto
locais) na rede.

Algo que funcione como no cenário a seguir:

HOST(PC Remoto ou Local) ----> Gateway <----Cliente(PC Remoto ou Local)

Preciso ainda que esse gateway faça um controle de acessos e sessão
eficiente (seja por senha, chave de segurança ou por IP) A ideia é
liberar o mínimo possível de conexões ao firewall e passando todo o
controle de sessões para o servidor de gateway VNC/RDP. Ele passará a
controlar, por exemplo, quais máquinas da rede local poderão ser
acessadas por determinado IP, o tipo de protocolo autorizado (RDP ou VNC),
 tempo de sessão (ao expirar, deverá descontectar-se), fazer o registro
em log de todas e seria interessante  alertar sempre que uma conexão
remota a um host local for realizada.

Estou no momento estando o XRDP, porém ainda não consegui faze-lo
funcionar corretamente (acessando rdesktop e vnc de uma máquina Windows
funciona, mas somente vejo uma tela preta se tento usar com Linux)
Também não sei se ele faz os tipos de controles que necessito, como
detalhado acima..

Portanto, gostaria de saber se alguém conhece algo desse tipo para me
indicar.
Desde já agradeço a colaboração

--
Rejaine da Silveira Monteiro