[MASOCH-L] refrigeração

Rafael Cresci rafael at miaminoc.com
Thu Mar 10 13:18:16 BRT 2011


>Só um detalhe: não precisa manter a sala a 20°C, normalmente isso é desperdício de energia.  Em servidores bons para rack, com no mínimo 2U (o que implica >tipicamente em 6 a 10 conjuntos de ventiladores), a entrada de ar pode estar a 25-27°C sem grandes problemas na maior parte (ou todos?) dos workloads.  >Quando há muito equipamento de 1U, que vai sempre ter uma refrigeração bem prejudicada pelo pouco espaço interno até mesmo para os túneis de ar, ai >sim é melhor trabalhar com algo mais próximo de 23°C.  Basta guiar o ar frio direito, para poder diminuir a conta de energia elétrica.

Para ser mais detalhado, o trend atual nos EUA é aumentar a temperatura do corredor frio dos 65 de outrora para os 71-73 graus Fahrenheit. Acima de 80-83 o equipamento começa a falhar quando chega o verão, em especial os components de desktop (HD não-enterprise).

A otimização do fluxo de ar ou é feita pelo piso elevado (lajotas perfuradas com ventilação de alta performance jogando o ar frio para cima no corredor frio ou puxando o ar quente para baixo no caso do corredor quente, escolhendo entre fazer uma coisa ou outra). Em geral esse ar quente  é reaproveitado para aquecer a area de escritório/NOC (ou se for prédio compartilhado com escritórios/comercial, para aquecer a água da torneira).

Para ajudar a economizar (eu realmente odeio o corretor automatico do Outlook 2010 achando que estou escrevendo em ingles), ainda são usadas colunas d'água centrais no prédio. Água corrente fria/gelada para ajudar a resfriar o ar-condicionado (e economizar a energia necessária para gelar o ar), que depois de "aquecida" também é despachada ou para o resto dos escritórios, ou volta para um chiller e é reinserida gelada no sistema de forma cíclica.

Onde não tem piso elevado (que é barato vindo da China, mas pode demorar a ser feito e o custo da mão de obra é meio alto), tenho visto tubulações enormes sanfonadas para direcionar o ar, OU mega-ventiladores direcionados para determinados corredores. Em geral, os clientes fazem "ugh" quando vêem os ventiladores. E já vi prospect visitando datacenter aqui em Miami (que obviamente não assinou contrato) dando verdadeiro ataque de piti (sim, era de um datacenter bem grande e famoso no Brasil) só porque não havia piso elevado (e o resto tudo era redundante no local específico).

[]s
Rafael Cresci



More information about the masoch-l mailing list