[MASOCH-L] RES: RB1100 - Performance

Eduardo Schoedler eschoedler at viavale.com.br
Mon Mar 7 21:51:05 BRT 2011

Em 07/03/2011 19:35, Carlos Eduardo Tavares Terra escreveu:
> estou ainda testando o RB1100 neste mesmo cenário. Mas colocar dois
> concentradores PPPoE não é problema. Este cenário eu já possuo
> funcionando.

Muito interessante, facilita até o failover!
Mas é certo itrabalhar dessa forma ?

Minha maior dúvida é quanto ao shaping, quantos usuários simultâneos será
que ela suporta ?
Li em foruns que é melhor usar queue tree e PCQ ao invés de simple queues.
Porém, os atributos do mikrotik que o radius envia criam simple queues,
certo ?

Nos foruns disseram também para desativar Firewall em VLAN, Conntracking e
tudo mais que puder.
Alguns falaram que shaping em vlan aumenta o tempo de resposta para 20 ~
30ms, colocando o ip na interface normal cai para < 1ms.

Eu preciso, basicamente, de 2 regras por ip (ou rede) para controlar a
velocidade de download, uma delas baseada no campo ToS (preciso mark?) e a
outra com velocidade normal.
E, obviamente, 1 regra para upload.

> O cliente irá conectar no primeiro que responder ao Discovery. Com dois
> equipamentos similares, o tempo de resposta dos concentradores será
> semelhante e haverá um balanceamento entre ambos.

É quase igual ao DHCP, a vantagem é que ambos consultam o mesmo servidor
Radius.

Abs,

--
Eduardo Schoedler