[MASOCH-L] Replicação de filesystem (Linux)

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Mon Jun 27 13:49:48 BRT 2011

Em 27-06-2011 12:12, Rubens Kuhl escreveu:
> DRDB funciona bem, já usei em alguns sistemas, fazendo replicação do
> file-system inteiro incluindo a raiz. O detalhe é que para fazer o que
> você citou em outra mensagem, operação síncrona, a perda de
> performance de qualquer solução será alta... o DRDB permite tanto
> operação síncrona quanto assíncrona.

Por síncrona quis dizer sem a necessidade de intervenção manual ou em
horários programados, mas on-line, automático e constante. Se a
requisição for assíncrona e respondida OK para o cliente mesmo que os
dados não tenham ainda sido gravados no disco do NAS "secundário" não
tem problema. Eu procuro algo mais instantâneo do que rsync duas vezes
ao dia.

--
*Marcio Merlone*