[MASOCH-L] Replicação de filesystem (Linux)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jun 27 12:12:43 BRT 2011

2011/6/27 Marcio Merlone <marcio.merlone at a1.ind.br>:
> Olá pessoal,
>
> Gostaria de trocar (na verdade ganhar, pois não tenho nenhuma) algumas
> figurinhas com vocês sobre replicação de sistema de arquivos em Linux. Tenho
> um  servidor Linux rodando Ubuntu 10.04.1 LTS que gostaria de replicar a
> quente o sistema de arquivos, hoje com uns 900GB. Cheguei a testar o FreeNAS
> (em máquinas virtuais) que supostamente replica, mas não funcionou, então
> fui procurar algo nativo do linux. Achei o GlusterFS e o DRDB. Gostaria de
> saber se alguém utiliza algum destes ou outra solução de replicação de
> [...]

DRDB funciona bem, já usei em alguns sistemas, fazendo replicação do
file-system inteiro incluindo a raiz. O detalhe é que para fazer o que
você citou em outra mensagem, operação síncrona, a perda de
performance de qualquer solução será alta... o DRDB permite tanto
operação síncrona quanto assíncrona.

Rubens