[MASOCH-L] Bloqueio de DHCP na rede.

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Tue Jul 26 15:34:21 BRT 2011

Caros,

Gostariamos de implementar alguma forma de não ser possível haver mais
de um servidor DHCP na rede. Atualmente temos um Debian fazendo o papel
de roteador, firewall e DHCP para uma rede de mais ou menos 150
usuários, o problema é que todo dia alguém tem a brilhante ideia de
colocar um roteador wireless na mesa pra... pra... bem, não me pergutem
pra que, mas todo mundo quer um benedito de um roteador wirelessa na mesa.
A questão é que isso nos gera um bom trabalho pra ficar buscando quem é
o tal roteador que também fica oferecendo DHCP na rede.

Eu gostaria de saber se existe algo que possa ser feito diretamente nos
switches, atualmente a maioria dos switches de acesso por aqui são
DES-3526 ou similar. Não gostaria de fazer nada no firewall pois isso
não impediria que o DHCP do roteador funcionasse, simplesmente impediria
que o usuário navegasse pelo roteador, o que não resolve totalmente o
problema.

Agradeço qualquer dica.

Grato,

Fábio Catunda.