[MASOCH-L] Por que os bancos nao publicam SPF dos seus dominios?

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Thu Jul 7 11:11:38 BRT 2011

Olá Leandro,

Interessante ponto de vista, mas duvido que a área técnica que cuida do DNS estaria tão alinhada assim a ponto de tomarem uma decisão desta forma.

Acho que muitos não implementam por pura ignorância ou preguiça de relacionar quais servidores podem enviar e-mail pelo domínio.

Outros não implementam por medo da responsabilidade que isso representa. Imagine um cliente processando o banco dizendo que recebeu um e-mail em nome do banco e que só o abriu porque o banco declara SPF. Até o banco explicar em juízo que declaração SPF é uma coisa, checar SPF é outra, MAIL FROM é uma coisa, cabeçalho From é outra, já viu....

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br