[MASOCH-L] Adoção de SPF

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Tue Jan 18 11:24:21 BRST 2011

Anísio,

Depende da implementação que você se refere:

    * *Configurar seu MTA para verificar o SPF*: Neste caso não vejo
      motivo algum para não implementar. Em situações raras o registro
      está desatualizado, porém os administradores destes domínios
      precisam criar o hábito de atualizar estas informações para que o
      SPF tenha mais credibilidade e seja amplamente utilizado. Se fosse
      amplamente utilizado, tenho certeza que a quantidade de spam no
      mundo cairia drasticamente;
    * *Criar um registro SPF no seu domínio*: Este caso apresenta um
      problema com certa frequência. Muitos MTA's não reescrevem o
      endereço do remetente quando fazem redirecionamento. Os
      administradores destes MTA's não prestam atenção a este problema e
      não fazem as correções necessárias. Tenho certeza que o principal
      motivo disto é que o SPF seja pouco utilizado. Quando tenho um
      problema deste, sugiro a correção ao administrador do MTA e mostro
      as vantagens, mas a maioria ignora a sugestão;

Eu utilizo ambos mesmo com estes problemas. Depois que decidi utilizar o
registro SPF, meu domínio nunca mais caiu em lista negra e a quantidade
de spam que recebo é cerca de um terço da anterior.

Atenciosamente,

*Leandro Carlos Rodrigues
TI - All Chemistry do Brasil Ltda.
(11) 3014-7100