[MASOCH-L] Adoção de SPF

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Sat Jan 15 10:18:21 BRST 2011

     Veja bem .... uma empresa não ter publicado seu registro SPF não
indica que ela não está fazendo a validação desses registros publicados
por outros domínios. São 2 coisas completamente independentes,
'implantar' a validação SPF e publicar seu registro SPF.

     Agora o GRANDE problema que vejo no SPF é a incompetência da
maioria esmagadora do pessoal que hospeda emails em grandes provedores
(Locaweb, etc etc). Não é raro esse pessoal apontar o MX pra outro
lugar, mudar o servidor de correio eletrônico de fato e manter os SPFs
originais geralmente publicados por padrão pelo provedor. E ai ...
SPF_FAIL neles ....

     Fora isso, a enorme incompetência de administradores de domínio em
manter seus SPFs condizentes com sua realidade de envio de emails, nunca
tive nenhum outro problema com SPF não.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues