[MASOCH-L] masoch-l Digest, Vol 72, Issue 19

Luzemário luzemario at gmail.com
Wed Feb 16 15:47:38 BRST 2011

> Agradeço imensamente o profissional que fez a correção pois ele foi rápido
> em diagnosticar o problema e preciso para resolvê-lo.
> Agradeço também o membro da lista que meu deu este contato e também o
> Postmaster do Terra, pois sem este último eu não teria percebido o real
> problema.

De nada!!!!

> Fica aqui uma provocação:
> Porque a NET não nos dá o contato destes profissionais especializados?
> Aliás, fazem de tudo para escondê-los.
> Ou então porque os atendentes não repassam o caso para eles quando percebem
> que não tem acesso nem conhecimento para realizar a correção?
> A intenção é resolver o problema ou se livrar dele?

Infelizmente não dá para distinguir quem é administrador de rede ou usuário
"dummy" na hora de atender uma solicitação. Aí entra um negócio do capeta
chamado "call center"... uma grande operadora com milhares de clientes não
pode ficar ocupando o pessoal de engenharia de redes com tudo quanto é
bobagem. No seu caso não era, mas em 99% dos casos é. O problema é que é
mais fácil terceirzar o serviço e jogar tudo no call center, deixando a rede
para quem trabalha com a rede. O problema é que o call center trabalha por
produção, e essa produção é atender (mesmo desligando na cara) o maior
número de chamadas possíveis.

Por não dispor do conhecimento necessário, um atendente de call center em
tese transferiria tudo o que não soubesse responder para o pessoal de
engenharia, caindo novamente no problema da sobrecarga (eles nunca sabem de
nada). Assim, eles simplesmente ganham o cliente no cansaço. Na prática, o
cliente "não pode ter cérebro".

Luzemário

> From: Danton Nunes <danton.nunes at inexo.com.br>
> To: "Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help" <
> masoch-l at eng.registro.br>
> Date: Wed, 16 Feb 2011 14:51:32 -0200 (BRST)
> Subject: Re: [MASOCH-L] Problema com o Terra
> On Wed, 16 Feb 2011, Leandro Carlos Rodrigues wrote:
>
>  Ele me explicou que o dns1.virtua.com.br e dns2.virtua.com.br não são
>>

> ah, é? então eles que tratem de atualizar as delegações, pois o que
> realmente importa é o que os servidores de nível mais alto contam.

Como quase tudo aqui nesse país, ou você tem contatos (e resolve), ou você
não tem. É ridículo em pleno século 21, mas é completamente real.

Luzemário

> From: "Suporte HostGaming" <suporte at hostgaming.com.br>
> To: "'Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help'" <
> masoch-l at eng.registro.br>
> Date: Wed, 16 Feb 2011 14:59:27 -0200
> Subject: [MASOCH-L] faixa ip 177
> Alguem tem problema com faixa de ip 177.x.x.x?
>
> Tenho link da GVT, e tenho alguns bloqueios internacionais, alguns clientes
> meus da faixa de ip 177.x.x.x estão na mesma rede da GVT estão sendo
> bloqueados

Algumas fiaxas de endereços 177 estão alocadas para o Brasil. Outras estão
lá fora. É possível que o seu serviço de bloqueio use uma máscara
abrangente, excluindo até os pedaços alocados para o Brasil. Ou ainda que o
filtro esteja desatualizado. Do meu conhecimento, a GVT usa apenas a faixa
177.16/14 dentro da faixa possível 177/8. Veja que os 14 bits podem
confundir máscaras do tipo 255.255.0.0 (16 bits).

Para conferir as faixas 177 usadas aqui, vá nas ferramentas de suporte do
registro.br e ponha no campo de pesquisa

AS18881 (para faixas GVT)
AS8167 (para faixas Oi)

https://registro.br/cgi-bin/whois/

Luzemário

> From: Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>
> To: "Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help" <
> masoch-l at eng.registro.br>
> Date: Wed, 16 Feb 2011 14:59:41 -0200
> Subject: Re: [MASOCH-L] Problema com o Terra
>
> Na verdade, para algumas classes é sim dns{1,2}.virtua.com.br.

O que o pessoal costuma fazer é deixar servidores separados para atender as
requisições gerais de DNS (DNS cache) e para atender a solicitações de
resolução de nomes em sua própria rede (Name Servers). É esperado que os
hosts com nomes dns?.* atendam requisições da rede interna para nomes
existentes na internet (fora da rede interna), e os ns?.* atendam só as
solicitações de alguém que quer achar um servidor hospedado pela rede Virtua
(quem pergunta pode estar na rede interna ou externa).

Se bem configurados, os servidores atendem apenas as requisições para os
quais foram planejados, proporcionando um melhor balanceamento de carga e
disponibilidade.

Uma coisa é o servidor dns1.virtua.com.br dizer quem é
www.empresa_no_virtua.com porque já está em seu cache, outra é o "DNS
record" fixo da empresa hospedada pelo Virtua, que sempre estará à
disposição de quem quiser perguntar em ns7.virtua.com.br. É mais ou menos
por aí. Ou deveria ser.

Luzemário Dantas