[MASOCH-L] Problema com o Terra

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Wed Feb 16 08:42:33 BRST 2011

Gostaria de manifestar profunda indignação com a NET.
Agora que juntei todas as peças do quebra cabeça, ficou claro que
estamos lidando com pessoas que não são profissionais da área.
O problema é o seguinte:

Existe dois servidores DNS para resolução de IP da minha faixa:
dns1.virtua.com.br
dns2.virtua.com.br

Realizando a pesquisa pelo dns2.virtua.com.br retorna sempre o seguinte:

    allchem:~# host 201.6.246.214 dns2.virtua.com.br
    Using domain server:
    Name: dns2.virtua.com.br
    Address: 201.6.0.102#53
    Aliases:
    Host 214.246.6.201.in-addr.arpa not found: 2(SERVFAIL)

Porém ao tentar resolver outros endereços, como o site do Terra por
exemplo, o retorno é o seguinte:

    allchem:~# host www.terra.com.br dns2.virtua.com.br
    Using domain server:
    Name: dns2.virtua.com.br
    Address: 201.6.0.102#53
    Aliases:
    www.terra.com.br has address 200.154.56.80

    allchem:~# host 200.154.56.80 dns2.virtua.com.br
    Using domain server:
    Name: dns2.virtua.com.br
    Address: 201.6.0.102#53
    Aliases:
    80.56.154.200.in-addr.arpa domain name pointer www.terra.com.br.

Logo, conclui-se que o servidor DNS dns2.virtua.com.brestá operando,
mesmo que não retorne meu reverso.
Então se tentarem realizar a pesquisa pelo dns1.virtua.com.br,
perceberão que o resultado oscila entre SERVFAIL e meu reverso:

    allchem:~# host 201.6.246.214 dns1.virtua.com.br
    Using domain server:
    Name: dns1.virtua.com.br
    Address: 201.6.0.100#53
    Aliases:
    Host 214.246.6.201.in-addr.arpa not found: 2(SERVFAIL)

Horas depois...

    allchem:~# host 201.6.246.214 dns1.virtua.com.br
    Using domain server:
    Name: dns1.virtua.com.br
    Address: 201.6.0.100#53
    Aliases:
    214.246.6.201.in-addr.arpa domain name pointer
    allchem.allchemistry.com.br.

Então se tentarmos realizar a pesquisa pelo DNS de outros servidores,
como o Google, teremos:

    allchem:~# host 201.6.246.214 8.8.8.8
    Using domain server:
    Name: 8.8.8.8
    Address: 8.8.8.8#53
    Aliases:
    214.246.6.201.in-addr.arpa domain name pointer
    allchem.allchemistry.com.br.

Isto mostra que o resultado está em cache em outros servidores DNS como
já foi mencionado aqui.
A minha indignação vem do fato que ao passar estas informações para a
equipe "técnica" da Net, eles não conseguem compreendê-las e o único
argumento que passam é que se a página
http://www.terra.com.br/postmaster/ e inserir o IP verá que o reverso
está OK. Tudo bem, mas e o cache nos servidores DNS do Terra não conta?
Porém eles não compreendem que, como foi mostrado aqui, existe uma
intermitência muito grande para resolver meu IP pelo dns1.virtua.com.br
e sempre há falha pelo dns2.virtua.com.br, implicando que quando o
primário dá falha o segundo não cobre a mesma porque a falha dele é
permanente.
Há muito tempo atrás trabalhava um profissional excelente no setor
responsável da Net chamado Theo Zelanis.
Este era o cara! Bastava passar o problema para ele via
http://abuse.virtua.com.br/ que solucionava em questão de minutos.
Descobri ontem que o Theo Zelanis não trabalha mais lá, isso porque eu
procurei o contato pela internet e achei o celular dele.
A impressão que me dá é que a Net, talvez para baixar custos, está
substituindo bons profissionais por versões baratas, que com todo o
respeito, não entendem do assunto.Não tenho nada contra os
profissionais, mas uma empresa deste porte não pode agir desta forma.
tem que ter pelo menos alguém que entenda do assunto.
Gostaria de deixar transparente a todos desta lista de discussão o
quanto nossa área esta sendo desvalorizada e se tiver alguém da Net na
lista, que esta postagem sirva como crítica construtiva.

*Leandro Carlos Rodrigues
TI - All Chemistry do Brasil Ltda.
(11) 3014-7100
*