[MASOCH-L] Teste de ativação de link

Luzemário luzemario at gmail.com
Tue Feb 15 18:50:30 BRST 2011

> From: Henrique de Moraes Holschuh <henrique.holschuh at ima.sp.gov.br>
> To: masoch-l at eng.registro.br
> Date: Tue, 15 Feb 2011 10:13:55 -0200
> Subject: Re: [MASOCH-L] Teste de ativação de link

<stripped>

40Mbit/s, acho que se você não conseguir um servidor de testes com ajuda da
> operadora, dá para testar via bittorrent.

Todas as sugestões são muito boas. Se for possível, o ideal é usar todas.
Não recomendo fazer testes usando só o bittorrent. Apesar de negarem até a
morte, todas as operadoras fazem throttling. Eu digo e repito, TODAS fazem
throttling. T-O-D-A-S, sem exceção. Algumas mais, outras menos, mas TODAS
fazem. Muitas já tem software embutido diretamente nos AS só para isso.
Quando você reclama, elas usam rotas livres só para testar, depois te
colocam no povão de novo. Tenho notado que aqui no Brasil você só consegue
eficiência no bittorrent (e P2P em geral) quando usa encriptação obrigatória
e portas aleatórias, de forma que o algorítimo não identifique que você está
fazendo P2P, inclusive com limite de conexões simultâneas.

> Se conseguir o servidor de testes, recomendo utilizar o netperf.  Mas mesmo
> um ftp que disponibilize toda essa banda, com alguns downloads e uploads
> simultâneos mais o smokeping rodando, já vão permitir caracterizar o enlace
> direitinho.

Além de todos esses testes, costumo utlizar muito o http://www.speedtest.nete
http://www.pingtest.net. Apesar da enorme dificuldade em arrumar hosts que
disponham de 40Mbits para testar, os sites permitem testar com vários hosts
mundo afora, armazenar os resultados e exportar para .CSV. É só sair
experimentando um monte de hosts e comparar os resultados, ou melhor ainda,
você pode se tornar um host do SPEEDTEST.NET para que os outros testem com
você. O tráfego entrante não é exatamente o que parece, e raramente você
encontrará alguém com 40Mbits para saturar sua entrada por alguns segundos.

Luzemário Dantas