[MASOCH-L] Teste de ativação de link

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Feb 15 10:13:55 BRST 2011

On 15-02-2011 09:45, Daniel Menezes wrote:
>                  Estou ativando um novo link com uma operadora e gostaria da
> opinião dos Srs para saber a melhor forma de testá-lo.

1. Exija o teste RFC 2544.  Nota: o RFC é velho, e não determina o
    teste completo do comportamento do enlace sobre plena carga
    (por exemplo, não testa a latência sobre plena carga)

2. Se passar no RFC 2544, tente também:

    http://netalyzr.icsi.berkeley.edu/

    Para verificar bufferbloat, e outros detalhes.

    Alternativamente, mantenha um smokeping rodando durante testes de
    banda, e depois verifique o comportamento da latência.

3. Sempre teste se o enlace está priorizando pacotes da forma que
    deveria.  O mais importante é que honre priorização de tráfego BGP
    (e de outros eventuais protocolos de roteamento).  Isto é obrigação
    da operadora, mesmo que você não tenha contratado nenhum QoS e eles
    marquem todos os _outros_ pacotes para best-effort.

    Você REALMENTE não quer que sua sessão BGP estarve caso o enlace
    lote.  NUNCA.  A sessão acaba caindo, e o enlace vai junto.

>                  É um link de banda consideravelmente grande, 40Mbits,
> procuro uma fonte segura para testes de up e down.

Em geral, nesses casos, só com um equipamento de teste perto de cada
lado do enlace para ter o profile completo.

40Mbit/s, acho que se você não conseguir um servidor de testes com ajuda
da operadora, dá para testar via bittorrent.

Se conseguir o servidor de testes, recomendo utilizar o netperf.  Mas
mesmo um ftp que disponibilize toda essa banda, com alguns downloads e
uploads simultâneos mais o smokeping rodando, já vão permitir
caracterizar o enlace direitinho.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.