[MASOCH-L] LAN to LAN: Rádios sem visada: dúvidas e profissionais

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Oct 4 19:57:51 BRT 2010

> A intenção, nesse momento, é termos 100Mbps, full duplex, para
> qualquer tamanho de pacote (UDP|TCP)/IP. Haverá (inclusive) tráfego de
> voz e imagem (câmeras e assemelhados). Pensamos em usar fibra ótica
> mas, até esse momento, ficou inviável.

Para essa performance com pacotes pequenos, só mesmo rádios de
frequência licenciada, e eles requerem visada. Sugiro para instalação
de rádios assim a Rota Telecom (posso passar os dados em PVT se o
Google não te levar até eles), mas é bom procurar pois além desse ser
um serviço de custo elevado, como há muita concorrência com as
celulares (que instalam muitos enlaces desse tipo), às vezes um
fornecedor pode não ter disponibilidade de pessoal num calendário que
atenda suas necessidades.

Uma outra possibilidade é usar FSO (Infravermelho); nas duas opções,
se há risco de perda de visada, contorne isso já comprando um enlace a
mais para usar como repetição quando isso acontecer, ou usando um
ponto alto e afastado (mesmo que distante) como repetidor.

Meu palpite é que quando você orçar esses equipamentos nessa
quantidade, seu orçamento de fibra óptica não pareça tão ruim e você
acabe optando por fibra mesmo.

Rubens