[MASOCH-L] Problemas Dell PowerEdge 1900 com SLES11 SP1

José Augusto dos Santos Neto neto-listas at sagem-orga.com.br
Thu Nov 4 14:36:01 BRST 2010

Olá,

Eu tive um problema bem parecido com o seu, mas com um hardware e S.O.
um pouco diferente. No meu caso eu tenho um HP Compaq Proliant ML350 G5,
com 3 GB de memória RAM - na época -, disco em raid 0 e S/O SLES 10SP2.
Este servidor roda um Zimbra e inicialmente achei que fosse ele o problema.

Do nada a memória RAM esgotava, depois subia para o swap que também
morria até o próprio kernel começar a matar tarefas como uma forma de
autodefesa. Eu mesmo não sabia dessa função, mas quando aconteceram essa
problemas e vi a mensagem no syslog, procurei no google e o encontrei a
descrição. Hoje, infelizmente, não me lembro do nome dessa função.

Pois bem, para sanar esse problema logo de cara aumentei o swap e a
memória ram para 9GB, mas para minha surpresa não adiantou em nada. Com
o agravamento da situação fui tirando aos poucos algumas das funções que
havia implementado no Zimbra, como Postgrey, Apolicyd, dentre outras.
Mas mesmo assim, continuo a travar/negar serviço.

Os problemas foram tantos que resolvi atualizar o kernel, o que resolveu
em 99% meus problemas. Digo isso porque ao menos uma vez por mês tenho
que reiniciar o servidor já que ele para de responder.

Hoje meu kernel é: Linux mail 2.6.16.60-0.42.10-smp #1 SMP Tue Apr 27
05:11:27 UTC 2010 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

O pacote instalado é: kernel-smp-2.6.16.60-0.42.10

Espero ter ajudado de alguma forma,

Att.

Neto.