[MASOCH-L] RES: Escolha fibra optica

Carlos Alberto Greco carlos at greco.com.br
Wed May 5 22:20:14 BRT 2010

Caros Amigos

Segue analise de quem trabalha com isso.

Greco

O cenário apresentado é bastante superficial para uma escolha correta, e deixa muitas dúvidas:

1) Quantos pares efetivamente serão precisos.

è Existem cabos hoje de 2,4,6,12,36,72 e 144 fibras. O ideal é usar o cabo com uma sobra técnica, não para reparo, mas para expansão. Pensar em deixar sobra técnica para caso de dano técnico é mito e não vai resolver o problema quando efetivamente aparecer. Qualquer manutenção de Fibra-Optica demanda interrupção total do cabo.

2) A rede é subterrânea em região de roedores (ratazanas de grande porte)

è As fibras para rede externa (outdoor) já tem uma proteçao na composição do cabo bastante resistente (Kevlar), entretanto o tratamento para roedores é um polímero especial, mais grosso e com veneno, para regiões onde predominantemente existam ratos de grande porte (ratazanas). A menos que a tubulação cruze esgotos, tuneis ou transpasses onde os roedores façam percurso, não há necessidade. Hoje o combate de roedores é feito de outra forma. Um roedor só ataca o cabo caso ele fique defronte ao cabo e não tenha alternativa de desvio, uma vez que ratos não andam para traz (em marcha ré), se hover na frente dele um cabo de aço, ele ficará roendo até a morte. Tive este conhecimento porque acompanhei o processo da Telesp no centro velho de SP, é os casos eram incríveis e a Telesp desenvolveu um estudo para acompanhar e minimizar prejuízos.

3) Fabricantes Metrocable e Furukawa

è Ambos são reconhecidos e certificados pela ANATEL. O núcleo da fibra da Metrocable é fabricado pela Corning americana, e o da Furukawa pela OFS, também americana. Ambas dominam o mercado, portanto não há diferença, existe o preço, é claro, mas hora uma é mais cara, hora é a outra, vai da oferta. AS terminações também fazem toda a diferença, caixas de terminação (DIO), cordões, acopladores, isso está diretamente ligado com preço.

Emfim, se fosse pra sugerir, eu mandaria na fibra da Metrocable, mas como DIO´s da Furukawa.

Um abraço

Nelson Anastasis

anastasi at bit-tec.com.br