[MASOCH-L] Escolha fibra optica

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 4 20:01:40 BRT 2010

A sugestão do fornecedor A favorece a que se você precisar de
conectores diferentes dos que você vai colocar inicialmente (algo que
infelizmente acontece bastante no mundo óptico), você não tenha gasto
com algo que vai jogar fora depois.

A sugestão do fornecedor B favorece o tempo de restauração de serviço
em que no rompimento das fibras em uso, se algum par tiver sobrevivido
você conseguirá recuperar o serviço em minutos.

As duas valem a pena dependendo do ponto de vista... se essa fibra
estiver sendo usada para prestação de serviços a terceiros(telecom),
eu sugiro ir com a alternativa B. Se essa fibra for para ligar
datacenters da empresa, o plano de continuidade de negócios deve poder
guiá-lo sobre qual fator priorizar.

No cenário que você descreve me parece sim prudente usar a proteção
contra ratos. Parece difícil colocar o inimigo natural deles, os
gatos, nesse ambiente. Já ao se passar fibra em paiol custa bem mais
barato alimentar o gato.

Rubens