[MASOCH-L] Software de simulação

Rober Hoelscher rober at tcheturbo.com.br
Wed Mar 24 20:44:16 BRT 2010

Caros colegas,

Estou em busca de um software para simulação de redes. A finalidade
principal do software é auxiliar na ilustração de redes IP de
pequeno porte (endereçamento IP, rotas estáticas), finalidade
extremamente didática, visa quase que exclusivamente ilustrar ao
usuário/técnico o fluxo de dados entre hosts.

Até o momento, o único software "freeware"  que encontrei foi o
Network Emulator 3, que possui todos os recursos que preciso, mesmo
tendo 11 anos desde o último release.

Embora o software acima atenda minhas necessidades iniciais, gostaria
de poder conhecer outros, inclusive com recursos mais avançados
(OSPF, RIP, BGP) para simulações com roteamento dinâmico ou
ambientes mais complexos (filtro de pacotes, nat, dnat, etc..).

Agradeço a todos.