[MASOCH-L] RB450G para substituir gateway/firewall Linux ( 5 interfaces ethernet gigabit ) e onde comprar

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Fri Mar 12 09:35:20 BRT 2010

Olá

Em Sex, Março 12, 2010 8:23 am, renato martins escreveu:
>  Também sei que você gosta muito de rbs (bom gosto é gosto)
> não é atoa que grandes como yahoo a própria juniper e vários
> outros gigantes usa bsd em router.

Eu não "gosto" ou desgosto de RBs. Fui contratado por um
ano para implementar uma rede distribuida nacional e a
RB1000 já estava lá. Como você, eu torcia o nariz, mas
acabou que ela saiu-se muito bem, mesmo custando 10% do
preço de um Cisco equivalente, e é usada em todos os POPs
do projeto até hoje.

Quando eu comecei a divulgar essa experiência em listas
como o GTER começaram a aparecer outros admitindo que
também usavam RB1000 satisfatoriamente.

Sobre sua preferência por BSD, caso não saiba o RouterOS
é um Linux empacotado com uma interface simplificada.
Não fica nada a dever a um BSD em termos de recursos
nem em funcionalidades

Se o hardware das RBs não lhe agrada, o RouterOS pode
rodar em PC sem nenhum problema. Mais importante, com
a mesma interface.

Por favor não gere uma flame war se BSD é melhor que
Linux, ok? Sistema bom é aquele que se sabe usar.

[]s, !3runo Cabral