[MASOCH-L] RB450G para substituir gateway/firewall Linux ( 5 interfaces ethernet gigabit ) e onde comprar

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue Mar 2 12:10:08 BRT 2010

Senhores(as),

Estou buscando opiniões/dicas/idéias para esclarecer algumas dúvidas
antes de comprar uma RB450G.

Espero não "falar" muita besteira.

Minhas dúvidas principais são (até agora)(usando RouterOs (L4) que vem
original na RB450G):

-O suporte a VLAN (802.1q) funciona bem?
-A "amarração" de IP/MAC" funciona bem (atualmente, usamos Linux com
regras via iptables)?
-No Linux usamos conntrack para controlar conexões "indo e vindo".
Isso funciona bem nas RB?
-As 5 interfaces podem ser configuradas individualmente, como eu faria
em um PC com Linux e 5 placas de rede?
Explicando melhor: uma das interfaces gigabit será conectada a um link
de fibra ótica (conversor de mídia gigabit). Cada uma das outras 4
interfaces será ligada a um switch, em uma porta gigabit, via UTP cat
6. Serão 5 subnets distintas, que só podem "conversar" entre si quando
houver regra(s) explícita(s) para isso.

Alguém usa esse equipamento em algo dessa natureza? Minha expectativa
é que o tráfego aproxime-se de gigabit na porta que será ligada ao
link de fibra ótica e que, as 4 outras portas, quando se comunicando
via link de fibra (com a Internet, servidores internos, etc), consigam
também se aproximar de tráfego gigabit ( algo "bobo" como cada uma das
4 interfaces indo até 250Mbits/s e saindo pela 5a. interface).
Considerar full duplex. Poderá haver necessidade de tráfego entre as 4
portas ligadas aos switches, mas não é considerável.

Em cada uma as 4 interfaces, haverá cerca de 120 estações Windows, com
uso que pode ser simultâneo. Não vamos habilitar funções como proxy,
captive portal, PPPoE, VNP, BGP etc, mas haverá rotas estáticas,
monitoração via SNMP e acessos remotos para manutenção.

Como nunca usei o equipamento, vamos comprar apenas uma RB450G, para
testes (e aprendizado). Uma RB1000u, nesse momento, não pode ser
considerada.

Para quem conhece, estou "viajando na maionese" com minhas pretensões?

A propósito, até agora, conseguimos orçamentos de
mikrotikbrasil.com.br e microwavetec.com.br. Alguém teve problemas com
alguma delas (em pvt, se necessário)?

Se eu conseguir fazer funcionar a contento, pretendo disponibilizar
informações sobre a experiência. :-)

Agradeço pela atenção.

Cássio