[MASOCH-L] Disposição de IP's em concentradores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Jun 27 19:30:01 BRT 2010

> Já tem alguém usando assim ?

Já.

> Como é o funcionamento ? É setado IPv4 e IPv6
> no cliente ou apenas IPv6 e o "mascaramento" é feito no concentrador ?

IPv4 e IPv6; uma maneira usual é fazer DHCP em IPv4 junto com
stateless autoconfig de IPv6.

Somente IPv6 com mascaramento no concentrador (NAT64) é uma opção que
apresenta os poréns que você citou em outra mensagem, e é algo que eu
imagino venha a acontecer em redes móveis inicialmente.

> Aonde posso obter mais informações a respeito e modelos de configuração ?

Um bom começo é o e-learning em
http://curso.ipv6.br/

Depois dele, você pode se inscrever no curso presencial em
http://www.ipv6.br/IPV6/MenuIPv6CursoPresencial

Ou se não houver um curso em local/data próximo, olhar o material do
curso disponível na mesma página.

> Como
> disse anteriormente, tenho 20 MB via SDH da Telefônica, com isso eu já
> consigo solicitar um AS de IPv6 ? Se sim, como proceder ?

Um AS pode existir independente de usar IPv4 ou IPv6, para ser um AS
você precisa ter conexão ou a dois trânsitos ou a um trânsito e alguma
troca de tráfego. Uma possibilidade que habilitaria ambos seria
contratar uma conexão ao PTT-Metro e no PTT-Metro usar o trânsito IPv6
gratuito fornecido como estímulo à adoção de IPv6.

Se você antes disso quiser ter IPv6 tunelado para começar, há pelo
menos dois fornecedores de túneis bastante populares:
http://www.sixxs.net/
http://www.tunnelbroker.net/

Rubens